×

 

Gaúcha de Ijuí, nascida em 1966, Eliane Brum é jornalista, escritora e documentarista e passa boa parte do ano em Altamira, no meio da floresta amazônica. Trabalhou onze anos como repórter do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, e dez como repórter especial da revista Época, onde também foi colunista. Desde 2013, escreve uma coluna quinzenal, em português e espanhol, no jornal El País. É também colaboradora do periódico britânico The Guardian.

É autora de livros de não ficção e um romance, além ter participado de coletâneas de crônicas, contos e ensaios. Em Meus desacontecimentos (Arquipélago), lançado originalmente em 2014 e reeditado em 2017, Eliane relata sua história pessoal e recupera as memórias de sua própria infância para compreender como a palavra escrita a salvou.

Atualmente, trabalha como jornalista independente em projetos de longo prazo com populações tradicionais da Amazônia e das periferias da Grande São Paulo. Como documentarista, realizou uma série de produções, entre elas Laerte-se, primeiro documentário brasileiro original da Netflix, que acompanha as descobertas e os questionamentos de Laerte Coutinho, cartunista que, depois de quase 60 anos como homem, apresentou-se como mulher.

Ao longo de sua carreira, a jornalista ganhou mais de 40 prêmios nacionais e internacionais de reportagem, como o Esso, o Vladimir Herzog e o Rei de Espanha. Em 2008, recebeu o Troféu Especial de Imprensa ONU, "por tudo o que já fez e vem realizando em defesa da Justiça e da Democracia". Eliane foi também três vezes reconhecida, em votação da categoria, com o Prêmio Comunique-se e ganhou o Troféu Mulher Imprensa em cinco ocasiões.

Banzeiro òkòtó, lançado pela Companhia das Letras, é seu livro mais recente. Nele, a autora mescla relato pessoal e investigação jornalística para escrever um livro urgente de denúncia e em defesa da Amazônia, lugar que adotou como casa e de cuja luta pela sobrevivência participa ativamente.

 

Autor cadastrado pela equipe do portal com base no texto e fotografia disponíveis no site da Agência Riff

Eliane Brum