Luan Nascimento Pires escreve com os olhos voltados para dentro e os ouvidos atentos ao mundo. Mestrando em Letras pela UFRGS, onde pesquisa literatura LGBTI+, é autor de contos publicados nas coletâneas Pequenas Histórias de Porto Alegre e Primeira Pessoa, da Editora Metamorfose. Sua escrita nasce da escuta – sensível, política e plural.
Com passagem pelo curso de Formação de Escritores da Metamorfose e oficinas de Escrita Criativa, Luan também atua como palestrante em escolas e faculdades, onde fala sobre diversidade, identidade e linguagem como prática de liberdade, além de ter participado da concepção da comunicação de eventos literários como a Feira do Livro de Porto Alegre e do Museu do Festival de Cinema de Gramado - o primeiro interativo da América Latina deste segmento.
Há mais de três anos, integra o time do portal Coletiva.net, referência na cobertura do mercado de comunicação no Sul do país. No Multivozes – espaço que idealiza, produz e apresenta em formato de coluna e podcast – tem levado debates urgentes sobre pluralidade ao centro das discussões do setor. Seu trabalho no portal já foi reconhecido com prêmios pela contribuição à diversidade na comunicação.
Participante da Maratona Literária do Instituto Estadual do Livro (RS), Luan constrói sua voz literária a partir de margens, afetos e inquietações. Sua escrita propõe escutas e deslocamentos – convida o leitor a habitar lugares de silêncio com palavras que acolhem, tensionam e transformam.