×

 

Maria Ribeiro

Maria Ribeiro

Rio de Janeiro/RJ

https://www.instagram.com/mariaaribeiro

Maria Ribeiro nasceu no Rio de Janeiro em novembro de 1975. Cursou Jornalismo na PUC-RJ, mas logo a carreira de atriz se impôs em trabalhos marcantes no teatro, no cinema e na televisão. No campo literário, publicou seu primeiro livro, Trinta e oito e meio, em 2015 pela Língua Geral. Em seguida, lançou pela Editora Planeta Tudo que eu sempre quis dizer, mas só consegui escrevendo. Dois anos depois, se uniu aos jornalistas Xico Sá e Gregório Duvivier para, juntos, lançarem Crônicas para ler em qualquer lugar (Todavia), que reúne dezenas de textos dos três escritores, parte deles já publicados, outros tantos inéditos.

A estreia na televisão se deu em 1994 na minissérie Memorial de Maria Moura. Atuou ainda nas novelas História de amor, de Manoel Carlos, e Império, de Aguinaldo Silva, e fez parte do elenco de peças emblemáticas, como Feliz ano velho e Confissões de adolescente. Em 2017, foi protagonista do longa-metragem Como nossos pais, de Laís Bodansky, com o qual conquistou o prêmio de melhor atriz no Festival de Gramado.

Além de uma filmografia extensa, que inclui Tropa de elite 1 e 2, é também diretora dos documentários Domingos, Los Hermanos: Esse é só o começo do fim da nossa vida e Outubro, em que aborda as eleições brasileiras de 2018, além do curta-metragem Vinte e cinco.

A atriz, diretora e escritora fez parte da bancada feminina do programa de debates Saia Justa, do canal GNT, entre 2013 e 2016 e assinou uma coluna quinzenal no Segundo Caderno do jornal O Globo. Atualmente, comanda um programa de variedades da plataforma Hysteria e é colunista da revista Veja Rio.

 

Autor cadastrado pela equipe do portal com base no texto e fotografia disponíveis no site da Agência Riff

Maria Ribeiro