×

 

Sérgio Rodrigues

Sérgio Rodrigues

Muriaé/MG

https://www.srodrigues.com.br

Sérgio Rodrigues nasceu em Muriaé, Minas Gerais, em 1962, e vive no Rio de Janeiro desde 1980. Ficcionista, jornalista, roteirista e crítico literário, é autor do premiado romance O drible (Companhia das Letras, 2013), Elza, a garota (publicado em 2009 pela Nova Fronteira e reeditado pela Companhia das Letras em 2018) e de As sementes de Flowerville (Objetiva, 2006), seu romance de estreia. Escreveu também de coletâneas de contos – sendo A visita de João Gilberto aos Novos Baianos (Companhia das Letras, 2019) seu livro mais recente – e é autor de obras de não ficção, como Viva a língua brasileira! e Cartas brasileiras, ambos pela Companhia das Letras.

O drible foi editado em espanhol, francês e dinamarquês e saiu em setembro de 2015 em Portugal. Na França, o burburinho em torno do livro rendeu ao autor um convite do jornal Le Monde para escrever um folhetim ambientado no mundo do futebol. Os 24 capítulos que integram a obra foram publicados diariamente no jornal durante a Copa de 2014 com o título de Jules Rimet, meu amor. Sérgio tem contos publicados também nos EUA, Inglaterra, França e Espanha.

Como jornalista, é colunista da Folha de S. Paulo e roteirista do programa de TV Conversa com Bial. Trabalhou como repórter, editor e colunista na maioria dos principais veículos da imprensa brasileira, como Jornal do Brasil, O Globo, O Estado de S. Paulo e TV Globo. Foi correspondente do JB em Londres e, antes de se especializar no jornalismo cultural, atuou por muitos anos como jornalista esportivo. Na extinta revista eletrônica NoMínimo, da qual foi editor-executivo, criou o blog Todoprosa, referência na web literária brasileira, que atualizou até 2016. Por cinco anos, a partir de junho de 2010, manteve no portal Veja.com a coluna diária Sobre Palavras, de grande audiência.

 

Autor cadastrado pela equipe do portal com base no texto e fotografia disponíveis no site da Agência Riff

Sérgio Rodrigues