Socorro Acioli nasceu em Fortaleza, em 1975, onde ainda mora. É jornalista e escritora, com Mestrado em Literatura Brasileira e Doutorado em Estudos de Literatura na Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro. Iniciou a carreira em 2001 e desde então publicou livros de diversos gêneros, como as biografias de Frei Tito e Rachel de Queiroz pela Edições Demócrito Roca, e também a da célebre personagem Emília, a boneca de pano, pela Casa da Palavra, sem contar as mais de uma dezena de livros de contos e romances infantojuvenis, alguns deles premiados e publicados em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Bolívia.
Em 2006, participou da oficina Como contar um conto, ministrada em Cuba, na Escola de Cinema de San Antonio de Los Baños, pelo Prêmio Nobel Gabriel García Márquez. A autora foi selecionada pelo próprio escritor colombiano a partir da sinopse do romance até então inédito, A cabeça do santo, que viria a ser publicado mais adiante pela Companhia das Letras. Em 2007, foi pesquisadora visitante na Biblioteca Internacional de Juventude de Munique, na Alemanha. Já proferiu palestras em Portugal, Bolívia e Cabo Verde e exerce também as atividades de tradutora, ensaísta e professora de Teoria Literária.
Vende-se uma família (Edições Demócrito Rocha), seu primeiro romance juvenil, conta a história da amizade entre Álvaro, filho do dono da maior fazenda de Aquiraz, e Benício, escravo da fazenda. Os dois são amigos desde o berço e foram separados pela venda da família de Maria de Luanda, mãe de Benício. Já o romance A bailarina fantasma (Editora Biruta,) foi definido, de acordo com a crítica literária Marisa Lajolo, como um primor, sem contraindicação. Como em todo bom romance, verdade e imaginação, ficção e história entrelaçam-se com sutileza, a tal ponto que o leitor fica sem saber onde começa uma e termina a outra.
Autor cadastrado pela equipe do portal com base no texto e fotografia disponíveis no site da Agência Riff