×

Dicas para planejar uma estrutura inicial para seu texto

Dicas para planejar uma estrutura inicial para seu texto

por Evelyn Marengo

Dicas para planejar uma estrutura inicial para seu texto

Quando vamos escrever, a imaginação pode correr solta, resultando em ideias demais para organizar uma história coesa. Por isso, planejar uma estrutura clara e eficaz para a sua escrita pode ser a diferença entre um texto confuso e um trabalho bem-feito. Sempre fica a dúvida, por onde começar? Aqui estão algumas dicas para ajudar você a iniciar seu projeto.


1. Defina o propósito

Antes de começar a escrever, esclareça qual é o objetivo do seu texto, qual o gênero e como irá comunicar seu assunto. Pergunte a si mesmo:
- O que quero comunicar?
Aqui se deve descobrir qual o assunto que quero transmitir e a quantidade de conteúdo que será exposto. Em que vou me basear e por quê? 
- Quem é meu público-alvo?
Entender quem vai ler o seu texto é essencial para ajustar o tom, a linguagem e o conteúdo. Considere a idade, interesses, nível de conhecimento e o que esse público espera do texto.
- Qual é a mensagem principal que desejo transmitir?
Com quais palavras será transmitido, escolhendo corretamente será possível passar as informações certas para o público.


2. Faça um brainstorming

Reserve um tempo para reunir todas as suas ideias. Não se preocupe com a ordem ou relevância neste ponto, o importante é soltar todas as informações que busca transmitir. Isso ajudará a ter uma visão mais ampla sobre o tema. Em seguida, organize-as em uma ordem lógica para o seu conteúdo (cronológica, expositiva, etc). Isso pode ser feito através de listas, mapas mentais e muito mais.


3. Produção de uma estrutura básica

As estruturas mais comuns incluem os três passos de introdução, desenvolvimento e conclusão, onde você, respectivamente, apresenta o tema principal, expande o ponto e reforça a importância e conhecimento. Para facilitar, vale começar escrevendo em tópicos o que será incluído em cada um desses pedaços. Caso o texto seja maior, ou com mais detalhes para se lembrar, há formatos como a jornada do herói, picos de conflito, etc. 


4. Faça um esboço

Antes de começar a escrever o rascunho final, elabore um esboço que inclua os detalhes que busca transparecer na história ou texto. Aponte:

- Títulos e subtítulos: organize suas ideias principais em títulos e subtítulos.
- Pontos principais: liste os argumentos ou informações que apoiarão cada ponto.
- Evidências de apoio: inclua dados, citações ou exemplos que reforcem seus argumentos.


5. Revise e ajuste

Após finalizar seu esboço, revise-o para garantir que as ideias fluem logicamente e todas as partes da estrutura estão equilibradas. Faça ajustes conforme necessário para melhorar a clareza e a coesão do texto.


6. Seja flexível e peça feedback

À medida que escreve e revisa, pode ser necessário fazer alterações para melhorar o texto. Esteja aberto a reorganizar seções ou ajustar a sua abordagem conforme o desenvolvimento do trabalho. Compartilhe o rascunho com alguém de confiança para obter uma segunda opinião. O feedback pode revelar pontos fracos ou aspectos que precisam de mais desenvolvimento.


7. Pratique regularmente

Por fim, a prática constante melhora a habilidade de estruturar textos. Quanto mais você escreve, mais fácil se tornará planejar e organizar suas ideias.


Obviamente as dicas não são regras, apenas servem para auxiliar o desenvolvimento mais fluido de uma escrita. Com elas você pode estar bem equipado para criar uma história ou texto mais eficaz que ajudará a comunicar suas ideias de forma clara e persuasiva.

Evelyn Marengo

Evelyn Marengo é uma estudante de jornalismo, fotógrafa, editora, cronista, colunista, capista e produtora de conteúdo, com textos publicados nos sites Escrita Criativa e Plataforma de Escritores. Com interesses como: literatura, cinematografia, marketing, fotografia, escrita e comunicação em geral. Experiências em meios artísticos como teatro (atuação, direção, produção de roteiro, coreografia e canto), escrita criativa, assessoria de imprensa, fotografia, escrita jornalística, edição midiática e produtora de conteúdo independente.

 

Gostaria de divulgar seu trabalho nesta página? Cadastre-se na Plataforma clicando aqui.