×

Qual o melhor horário para escrever?

Qual o melhor horário para escrever?

por Kethlyn Machado

Qual o melhor horário para escrever?

Cada escritor tem sua rotina, suas manias, rituais. Nosso relógio biológico pode até nos orientar em relação à melhor hora do dia para determinadas atividades, como dormir, comer e pensar, mas o cérebro de escrever dos escritores é quem decide ? ou a rotina caótica a la século XXI.

Para Helena Bertoldo da Silva, ex-aluna do Curso de Formação de Escritores, a manhã é o melhor horário para escrever, pois diz estar "com a cabeça mais leve de preocupações". Além disso, Helena se organiza para escrever todos os dias por quarenta minutos, é um compromisso. A escritora já tentou escrever à noite, mas não se adaptou.

Também temos aqueles que gostam de colocar as palavras no papel, ou em um documento digital, quando o mundo está em silêncio e apenas as corujas estão acordadas. Depois de uma boa noite de sono é quando Rita Paladini gosta de sentar para escrever. Aproveita as "dicas" do sono e coloca o cérebro para funcionar na madrugada. Mas Rita vai além do compromisso com as corujas, "quando a escrita está evoluindo bem, vale qualquer hora possível", completa.

Ana Amélia Almeida também aproveita as ideias que florescem durante a noite, mas as escreve logo quando acorda: "já até anotei no celular alguma ideia no meio da noite, acredita?". Sim, Ana, nós acreditamos. A inspiração não vem sempre, então, quando ela vem, temos que aproveitar; e é por isso que todo escritor precisa ter qualquer pedaço de papel e um lápis à mão.

Já pudemos perceber que cada um funciona melhor em determinado período do dia, cada qual com suas razões. Além disso, algo bastante recorrente nas respostas dos nossos alunos e ex-alunos, que influencia o horário de escrita, foram as tarefas domésticas, filhos, compromissos com cônjuges, e outras tantas obrigações da vida adulta. Elenilto Saldanha pensa que o melhor horário para escrever é das catorze às dezessete horas. O autor explica que são os períodos mais tranquilos, com maior disponibilidade de tempo e nos quais se sente mais bem-disposto: "uma vez que já organizei e realizei as principais tarefas e demandas para o dia pela manhã", finaliza.

Mas nem todos adotam a rotina e a disciplina, para alguns o melhor horário para escrever é o famoso "quando dá" (ou quando o fantasma da inspiração aparece!). A ex-aluna Ana Otoni chama esse momento de "boa ideia", que o cotidiano nos presenteia. Ana diz que "para muitos é chamado o momento da inspiração, para outros o momento da revelação, mas ainda uma conjunção de elementos que nos arrebatam para colocar as letras no papel".

Madrugada, manhã, tarde, noite. Uns com chimarrão, café, outros com chá. Alguns têm espaço próprio para escrita, outros é quando a casa está vazia, em silêncio. Boa parte a inspiração os pega trabalhando, na rotina diária da escrita, outros é no sono, nos sonhos, no cotidiano. E para você, qual o melhor horário para escrever e por quê?

Kethlyn Machado

Kethlyn Machado é graduanda em Letras pela UFRGS, futura tradutora literária, revisora, editora e egressa do Curso de Formação de Escritores. Atua como revisora para a Editora Metamorfose e tem textos publicados nos sites Escrita Criativa e Plataforma de Escritores.